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⁠⁠⁠Saúde e nutrição em cuidados paliativos

Hoje (31) é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição e é importante lembrar que, com o passar do tempo, nosso corpo requer cuidados específicos. Quando atingimos a terceira idade, a alimentação precisa ser repensada devido ao envelhecimento ou ao surgimento de doenças. “A alimentação da pessoa idosa segue, de maneira geral, os mesmos princípios de dieta saudável recomendada a todas as pessoas adultas, porém as necessidades nutricionais das pessoas idosas são essencialmente individuais, em razão das diferenças na progressão do envelhecimento e da intercorrência de doenças”, diz Juliana Abreu Coelho, nutricionista da Sainte-Marie Morumbi.

Tratando-se de Cuidados Paliativos é recomendado ter como objetivo uma alimentação qualitativa, que privilegie a melhor qualidade de vida possível. “A alimentação do paciente deve propiciar prazer, conforto emocional, diminuição da ansiedade e aumento da autoestima, além de permitir maior integração e comunicação com os seus familiares”, afirma Juliana.

A Sainte-Marie realiza avaliações periódicas do estado nutricional para poder identificar distúrbios nutritivos e auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde da pessoa, por meio de planos específicos de alimentação. “Elaboramos cardápios balanceados e variados e adaptamos para cada paciente na consistência adequada e respeitando seus costumes, preferências e desejos”, ressalta Juliana.

A nutricionista explica, ainda que o ideal é que a dieta destes pacientes seja rica em vitaminas e antioxidantes. "Além disso, eles devem contar com umnalto teor de proteína, para evitar um quadro de desnutrição", completa.

Alimentação em casa

Para quem cuida de idosos em casa e que não possuem qualquer tipo de restrição, a especialista da Sainte Marie aponta que os cuidados são, basicamente, os mesmos de um adulto.
"As refeições devem ser variadas e de preferência conter alimentos integrais, frutas e verduras, além do consumo de bastante líquidos", afirma. A nutricionista lista, abaixo, os alimentos que não podem faltar em casa: 

- Muitas frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, antioxidantes e fibras;

- Leites e derivados: são fontes de cálcio, responsável pela saúde dos ossos.

- Carnes macias, como frango e peixe, e ovos são ricos em proteínas.