Blog

Cuidados específicos no outono com os idosos

O outono faz com que sejam necessárias mudanças nos cuidados que temos com o nosso corpo, que acabam sendo mais importante para os idosos. Nessa época do ano, as principais doenças que atingem a população com idade mais avançada são as respiratórias causadas por vírus e alergias. Além disso, as dores reumáticas acentuam-se nesses meses também.

Segundo Célia Mena, enfermeira da Sainte Marie Morumbi, os idosos precisam manter alguns cuidados específicos, como “alimentar-se adequadamente, beber bastante água, praticar exercícios físicos regularmente, manter a casa limpa e bem arejada, evitar ambientes fechados e aglomeração de pessoas e, também, a fumaça de cigarros. E os aparelhos de ar condicionado devem ser mantidos limpos e revisados”, afirma Célia.

Além desses cuidados citados, é importante manter uma boa higiene corporal e das mãos para evitar o contato com bactérias e vírus causadores de doenças. “Deve-se evitar a automedicação, tomar as vacinas do programa de gripe e pneumonia, e procurar o serviço de saúde quando perceber os sintomas destas doenças típicas desta época do ano”, recomenda Célia.